O que é BookCrossing?
Criado com o objetivo de transformar o mundo em uma grande biblioteca, o BookCrossing nasceu da ideia de praticar o desapego material e estimular a cultura. O BookCrossing consiste em deixar um livro em um local público para que outra pessoa o encontre, leia e faça o mesmo processo. O lema do movimento é: ler, registrar e libertar. Leia um bom livro, registre o exemplar no site para adquirir um número de identificação e o liberte.

Qualquer pessoa pode participar do movimento. Não há regras pré-determinadas e nada é cobrado. É esperado, no entanto, que todas as pessoas que peguem esses livros acessem o site e digam que estão com ele. Dessa forma, é possível rastrear o exemplar.
Os livros podem ser deixados ou pegos em pontos fixos de BookCrossing ou em lugares públicos como bares, estações de metrô e praças. Em todos os livros há uma mensagem que explica para aos novatos o que deve ser feito: ler e repassar. O cadastro do livro é feito no site oficial (http://www.bookcrossing.com/) do movimento.

Zonas Oficiais de BookCrossing

Como são poucos os livros que são libertados ao vento que voltam a dar notícias, surgiram outras modalidades de partilha de livros entre os bookcrossers ativos, tais como as Zonas Oficiais de Libertação ou OBCZ (Official BookCrossing Zones).

As OBCZ são espaços abertos ao público (tais como cafés, lojas, restaurantes, hotéis, escolas, bibliotecas, etc.) reconhecidos pelos membros do movimento como local de libertação de livros registados no BookCrossing, mediante autorização do gerente ou proprietário do estabelecimento. Por serem oficiais, estes locais possuem geralmente uma prateleira ou uma estante específica para os livros e encontram-se identificadas com cartazes alusivos ao movimento. É frequente esses espaços funcionarem também como ponto de encontro de bookcrossers.

Aqui em Salvador só existe uma zona dessas que fica no Café Terrasse na Aliança Francesa (Ladeira da Barra). A nossa será a próxima! Participe!

Quer saber um pouco mais?

Procure Reiner Requião ou Carolina Amaro na sala Laboratório Profª. Glória Meyberg Nunes Costa , no DEQ (6º andar). Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas e/ou trocar uma idéia.

© 2013 UFBA BookCrossing is designed by Templateify & Sponsored By Your Link Here